terça-feira, 31 de maio de 2016

Chapada Diamantina: Trilha do Roncador (Lençóis -> Ibicoara)

índice dos posts da  expedição - clique aqui

Dia 11 -Trilha do Roncador (Lençóis -> Ibicoara)
  • Atrações: Trilha do Roncador, Cachoeira do Roncador, Igatu
Travessia do Rio Garapa (trilha do roncador)
A meta do dia era chegar em Ibicoara para no dia seguinte fazer nosso último dia de passeio na chapada.

Poderíamos ter ido pela estrada, mas se tem uma trilha com cachoeira que chega no mesmo lugar, pra que ir pelo asfalto. E assim começa a trilha do Roncador

Trilha do Roncador.

A trilha do Roncador liga lençóis a Andaraí através de 35km de pedras, rios, areião e cachoeiras. (Pelo asfalto são cerca de 100km).

Cachoeira do Roncador. Tem até "hidromassagem"
Os principais atrativos são as cachoeiras do Roncador e do rio Garapa. De Lençóis até a cachoeira do Roncador, a estrada é ruim. Tivemos que limpar algumas partes com facão e arrumar o caminho com a pá para passarmos. Atravessamos 5 rios rasos até o Roncador. Já do Roncador até Andaraí, a estrada de terra é boa. Tanto o rio Roncador quanto o Rio Garapa são travessias mais fundas, logo, só é possível atravessa-los se não choveu muito na véspera.

Pega sinal da vivo por quase toda a trilha. Tem pouquíssimas casas no caminho. Se informe com os moradores das cidades sobre a condição da trilha e dos rios.

Wikiloc: http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=12005591

Igatu

Saindo da trilha, ainda tinha estrada para Ibicoara. Resolvemos parar em Igatu, distrito de Andaraí, para almoçar e conhecer essa pitoresca cidade.

Ruinas da cidade do garimpo
Com a estrada toda feita de pedra, Igatu é conhecida por ter sido um pólo de garimpo e depois ter sido abandonada pelos seus moradores (quando o garimpo acabou). Existem as ruínas da velha cidade abandonada e um ótimo museu sobre o assunto.

A cidade possui algumas cachoeiras, mas não fomos. Almoçamos, passamos no museu, visitamos a cidade abandonada e rumamos para Ibicoara.

Ibicoara

Ficamos na pousada Kabana de Pedra, dos mesmos donos do delicioso restaurante de Andaraí (sobre o restaurante aqui). Pousada muito boa, os donos são super simpáticos e o restaurante tem o mesmo nível do de Andaraí. Já fica na estrada da cachoeira do buracão (ou seja, em estrada de terra), mas as principais pousadas ficam fora da cidade. No próximo post, abordaremos a ida à cachoeira do buracão.

índice dos posts da  expedição - clique aqui

2 comentários:

  1. que legal... estou indo em dezembro para lá. quero fazer essa trilha.
    tem mais alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Você vai de Jimny? Fiz ela uma segunda vez em julho, época de seca (alias, atualizei o nível de dificuldade para moderado no wikiloc). Os rios estavam bem baixos e eu super confiante. Se vc estiver indo de Lençóis para Andaraí, você vai atravessar o rio Roncador e cair em um areião. Mais pra frente, tem mais uma travessia e um lugar para estacionar o carro. Tinha passado por essa segunda travessia em janeiro e, confiante do baixo nível do rio, passei pelo mesmo lugar (bem perto da cachoeira). Quase q não passei, estava bem fundo! Quando a água entrou por baixo do carro, ele deu uma afundada e passei. Tem outros pontos melhores de travessia para o outro lado, não tão obvia quanto essa passagem (no dia, tinha uma grand vitara que passou por outro ponto, mais afastado na cachoeira). Ah, dessa outra vez, aproveitei para conhecer a cachoeira do rio Garapa tb, e foi uma experiencia bem legal. Tem q ir pelo meio do rio para chegar na cachoeira, rio bem calmo e não muito fundo. Recomendo! Depois conte como foi ;-)

      Excluir