sexta-feira, 6 de maio de 2016

Chapada Diamantina: rumo ao Vale do Capão

índice dos posts da  expedição - clique aqui

Dia 8 - ida para o Vale do Capão

BA-144 é a entrada da estrada de terra para a cachoeira do mosquito
(para o restante do caminho, use o wikiloc abaixo) Já o Poço do Diabo
fica na beira da rodovida como marcado acima

  • Relato: 
Depois de descasar da aventura no pati (dias 4 a 7), saímos cedinho de Andaraí rumo ao vale do Capão.A ideia era visitar as atrações no caminho e chegar no vale do capão no fim da tarde.

Cachoeira do Mosquito

Demos uma explorada nas pontes perto de Andaraí (tem uns caminhos/trilhas que levam a beira de rios) e depois pegamos a estrada. Nossa primeira parada foi na cachoeira do mosquito. Marquei a entrada da estrada de terra no mapa do google maps. A partir de lá é preciso seguir o wikiloc (embora houvesse inesperadamente varias placas ao longa da estrada, na época que fomos)

Wikiloc da estrada de terra (carro): http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=12634456
Wikiloc da trilha a pé até a cachoeira: http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=12563628

Lugar com bom estrutura. Redário, banheiro e restaurante.
Paga-se 10 reais por pessoa na entrada da fazenda. A fazenda tem banheiro, redes para descanso e um bom restaurante (no qual comemos na volta). Da fazenda ainda tem mais 6 km de carro até uns estacionamento e 20min de trilha a pé (dificuldade fácil, embora tenha um trecho com descida acentuada - com corrimão) . A cachoeira é muito bonita e um bom lugar para tomar um banho e se refrescar para o restante da viagem.


Cachoeira do Mosquito
Poço do Diabo

De lá, seguimos para o poço do diabo. A entrada para o poço fica em uma casa lanchonete/restaurante/artesanato (tem banheiro) na beira da estrada. Você estaciona o carro e desce uma trilha bem leve para o poço, de 15 min. Não é preciso pagar a visita, mas eventualmente eles cobram o estacionamento.

Wikiloc da trilha a pé até o poço: http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=13191329

Poço do Diabo
Chegada no Vale do Capão

Depois de relaxamos um pouquinho a beira do poço, rumamos para o Vale do Capão. Passando a cidade de Palmeiras, é só estrada de terra. Evite pegar essa parte a noite (chegamos no anoitecer). Nos alojamos no camping no Gorgulho, que possui também chalés (R$ 100,00 a diária para o casal no chalé com café da manha).


Caminho para o vale do capão. 
A cidade é meio hippie e muito interessante a noite, não deixe de visitar o centrinho (dá para ir a pé da pousada do Gorgulho, mas leve lanterna porque a iluminação no caminho é precária). A maioria dos restaurantes são orgânicos e vegetarianos, mas encontramos boa cerveja e carne na Taverna.

No próximo post, falaremos sobre as atrações que visitamos no Vale do Capão

índice dos posts da  expedição - clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário