sexta-feira, 20 de maio de 2016

Chapada Diamantina: Lençois

índice dos posts da  expedição - clique aqui

Dia 10 - ida a Lençóis, passando pelas atrações
  • Atrações: Torrinha, Pratinha, Morro do Pai Inácio
  • Quilômetros: 105km (saindo do Vale do Capão)
  • Mapa: https://goo.gl/3ubbdT 
Grande parte do trajeto foi em estrada de terra (ok pra carro de passeio)
Lençóis é a cidade mais desenvolvida da chapada (tem até aeroporto). Nela você encontrará uma infinidade de pousadas, agencias de turismo e restaurantes (vários deles ótimos).

Dicas de onde ficar:

Pousada Casa de Jorge: ficamos nessa pousada, que é quase uma casa adaptada para pousada. É um pouco afastada do centro, mas mesmo assim andamos por tudo a pé. É mais em conta que as pousadas mais centrais, tem boa qualidade, ar condicionado, café da manha. Só que não aceita cartão, então pagamos por deposito bancário (cuidado com o google maps pq ele se perde para chegar na pousada)

Dicas de onde comer: (Lençóis tem ótimos restaurantes, mas só deu tempo de ir em um)

  • Lampião (tripadvisor): ótima comida e localização, com mesas na rua. Tudo muito elegante e aconchegante. Preço no nível de um outback.
  • Café São Benedito (tripadvisor): fechamos a noite no café, lugar agradável, cafés diferentes e ótima torta de maçã.

Passeios:

Gruta da Torrinha
Gruta da Torrinha:

Fizemos pratinha e depois torrinha, mas sugiro que faça esse primeiro. Torrinha é uma gruta super extensa, com muitos salões de pé direito alto e formações rochosas peculiares. Existem algumas rotas possíveis e o passeio dura de 1h a 2h, dependendo dos roteiros. Achamos os preços meio caros (principalmente qndo comparado as informações dos guias turísticos impressos) variando de 30 a 40 reais por pessoa para o roteiro 2 e 3. Esse valor conta com guia e capacete com lanterna. Tinhamos visitado o PETAR em SP fazia pouco tempo e, apesar da extensão dessa caverna, aos olhares de turistas que somos essa atração não apresentou muita coisa de novo sobre grutas/cavernas. Agora, se você não conhece cavernas, vá!. Ah, tem restaurante (passável) e banheiros.

Água "caribenha" na gruta da pratinha.
Fonte: http://www.terrachapada.com.br/
Gruta da Pratinha: 

Bem menor que a Torrinha, a gruta da Pratinha é uma gruta entreaberta com aguá cristalina (verde igual do caribe) e com uma praia artificial para curtir e relaxar. O lugar é muito bonito! É possível alugar colete e fazer flutuação dentro da gruta de águas cristalinas. Tem restaurante, lanchonete, banheiros, etc. Paga-se uma taxa para entrar (20 reais por pessoa em jan/2016). Ao lado da gruta da pratinha, tem a gruta azul, que recebe feixes de luz entre 14h e 15h em suas águas, porem não é aberta para mergulho. (na nossa opinião, vá na gruta azul se der tempo... pq ainda tem por do sol no morro do pai Inácio)


Morro do Pai Inacio, fica do lado da estrada
Fonte: http://img.terra.com.br/
Morro do Pai Inácio: 

Vista espetacular da chapada, principalmente ao por do sol. A subida é curta, mas ingrime (moderado). A portaria não permite subir depois das 18:00, então calcule bem a hora para chegar e aproveitar um pouco o lugar (achar o morro dos três irmãos, por exemplo) antes do por do sol (caso seja essa a intenção, chegar 16:30-17:00) Tem como estacionar o carro na frente e o ingresso era 6,00 por pessoa em janeiro.

Por do Sol no Morro do Pai Inácio 
índice dos posts da  expedição - clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário